Alimentos Produção Encantado Destaques

Matrizeiro ASA completa um ano de atividades

Até agosto granja estará com a capacidade máxima de instalação: 150 mil aves

O Matrizeiro – América Sociedade Avícola (ASA) – completou um ano de atividades no dia 25 de junho. A granja está localizada em Vale Verde e faz parte do Programa Avícola da Cooperativa Dália Alimentos, de Encantado. Em junho de 2020 foi alojado o primeiro lote no Núcleo de Recria, cujas aves permanecem pelo período de 22 semanas e, posteriormente, são transferidas ao Núcleo de Produção, onde são alojadas durante 44 semanas.

Em sua totalidade, a granja possui seis núcleos – dois destinados à recria e quatro à produção. Atualmente, um dos núcleos de produção se encontra em processo de desinfecção para, em agosto, abrigar 25 mil aves, atingindo, assim, 100% da capacidade de alojamento do matrizeiro, que é de aproximadamente 150 mil aves entre recria e produção. Conforme o encarregado da granja, técnico Jean Pierre Wathier, a produção atual e diária de ovos incubáveis é de 40,5 mil ovos, que são transportados até o Incubatório localizado no interior da cidade de Mato Leitão.

A granja, batizada de América Sociedade Avícola (ASA), é de propriedade de um grupo de 37 pessoas, todos funcionários da Dália Alimentos, sendo que a própria cooperativa também possui uma cota no empreendimento que hoje possui uma equipe constituída por 44 funcionários.

Em um ano de operação a granja obteve resultados satisfatórios, conforme explica Wathier. “O último Núcleo de Produção está sendo desinfectado para alojamento, desta maneira atingindo a capacidade máxima de 150 mil aves”. Quanto ao volume de ovos produzidos, ressalta que chegará a 55 mil unidades férteis produzidas diariamente para abastecer o Incubatório. “A expectativa em relação ao funcionamento e aos índices zootécnicos estão sendo atingidos conforme o previsto inicialmente e, por se tratar de uma granja nova e moderna, os processos se aprimoram conforme a chegada de cada lote. É preciso conhecer muito bem a estrutura de toda a granja, o comportamento das aves e a melhor maneira de capacitar a equipe de trabalho”, pontua.

 

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *