Cultura Turismo Destaques Estrela

Memorial de Estrela comemora um mês

Inaugurado em 20 maio, data do aniversário do município, espaço cultural histórico celebra sucesso das exposições permanentes e itinerantes

O Memorial de Estrela, inaugurado no último dia 20 de maio, data do aniversário do município e como forma de marcar os 145 anos de emancipação, tem atingido seus objetivos no primeiro mês de funcionamento. Neste período, recebeu a visitas de centenas de pessoas da comunidade, sendo que muitas inclusive colaboraram com doações de documentos para o acervo, e também turistas de diversos outros municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até mesmo de outros Estados.

O espaço tem despertado o interesse do público em especial pelas três exposições permanentes: ‘Estrela, Memória, Terra e Sua Gente’, ‘Estrela em Recortes’ e ‘Objetos e o Tempo’. O acesso a elas é gratuito. O empresário Rafael Fontana, ex-presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e atual coordenador do programa Trem dos Vales, foi um dos visitantes.

“Fiquei impressionado com o acervo histórico de Estrela. Parabenizo a Administração Municipal e a sábia decisão do prefeito Elmar Schneider em estruturar esse espaço com a história de Estrela, e por consequência, do nosso Vale, a partir de 1800”, registrou. “Local obrigatório para estudantes do Ensino Fundamental e Médio de toda a nossa região. Também para os moradores das nossas cidades que procuram saber do nosso passado e compreender o nosso presente”, afirmou. “Isso graças ao empenho de pessoas como o coordenador do Memorial, Airton Engster dos Santos, pela dedicação e altruísmo em cuidar e preservar de todo esse acervo ao longo de todos esses anos. É incalculável o valor desse trabalho que nos beneficia e certamente as futuras gerações.”

Doação

O Cine Guarany se estabeleceu em Estrela em 1934. Em 1950, Ivo Bergesch assumiu a direção do cinema, e dois anos depois inaugurou uma sala grande para projeção de filmes. Rosângela Bergesch, casada com Cristhofer Bergesch, nora do antigo proprietário do Cine Guarany, Ivo Bergesch, foi uma das pessoas que realizou doações para o Memorial de Estrela, películas cinematográficas, revistas sobre cinema e muitas fotografias de filmes, atores e atrizes que brilharam na telona em Estrela até 1980.

Mostra Itinerante

Para marcar o Dia do Cinema Brasileiro que é comemorado anualmente em 19 de junho e homenageia a sétima arte produzida no Brasil (em homenagem ao dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto – o primeiro cinegrafista e diretor do país – registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro, em 1898), o Memorial de Estrela organizou uma mostra com diversos itens do antigo Cine Guarany de Estrela. O visitante encontra ainda no Memorial um painel do famoso ator de cinema estrelense, Alberto Ruschel, e projetores e filmadoras Super 8.

Como funciona o Memorial de Estrela

O Memorial de Estrela está aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, focado a grupos de escolas, universidades, instituições, associações e pessoas da comunidade. Para evitar superlotação e garantir o melhor atendimento e conforto, seguindo protocolos de saúde para Covid-19, pode ser visitado também por agendamento prévio, com contato pelos telefones 99520-6323 e 3981-1089 (Secel).

Fotos: Airton Engster/Memorial de Estrela