Turismo Destaques Muçum

Muçum inova e lança novos projetos para consolidar o turismo local

Entre o Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa e o Cristo Protetor, em Encantado, Muçum busca a inserção definitiva como roteiro turístico do Vale do Taquari

O sucesso dos passeios do Trem dos Vales, que voltará a circular no final do ano pela região, passando por Muçum, impulsionou ainda mais a Princesa das Pontes a profissionalizar o turismo local. Para tanto, a Administração Municipal lançou na noite da terça-feira (27), a nova marca do turismo da cidade e a primeira rota turística guiada do município.

O evento, que teve número restrito de convidados e teve transmissão ao vivo pelo Facebook, foi realizado na Câmara de Vereadores, junto ao Centro Administrativo Municipal, e contou com a presença da imprensa e de membros do Conselho de Turismo, Administração Municipal, representantes de entidades locais e de turismo da região.

A “Rota das Casas e dos Casarões”, a primeira do município, foi criada com o objetivo de preservar e valorizar as construções antigas que estão espalhadas pelo Município, o que também irá valorizar as famílias e as comunidades onde estão localizadas. Em um percurso de 30 quilômetros, abrange o Centro, o Bairro Fátima, as linhas São Faustino, Santa Juvita, Barra das Contas, São Romédio, Alegre e Alegre Caravaggio. Algumas casas e casarões antigos datam da década de 20 e retratam a colonização italiana em Muçum e Região.

Capitéis religiosos e paisagens naturais, com destaque para o Rio Taquari, também poderão ser apreciados pelos turistas durante o percurso. Conforme a Administração, cada local receberá uma placa de identificação, com a logomarca do projeto. A pasta do turismo ainda estuda desenvolver uma rota de cicloturismo através da Rota.

A logomarca “Muçum Turismo” representa o setor turístico de Muçum. Ela destaca a Ponte Brochado da Rocha, obra que é uma espécie de marca  registrada da cidade. A partir dela, placas de sinalização e materiais gráficos digitais e impressos serão criados para apresentar os produtos turísticos da cidade.

 

O prefeito, Mateus Trojan, destacou a realização do evento como uma forma de demonstrar como será construído o desenvolvimento turístico da cidade. “Queremos compartilhar essa formação com empreendedores e a comunidade em geral. Muçum está fazendo a sua parte, focando na organização e planejamento local, pensando na grande responsabilidade que é aproveitar a visibilidade do Vale do Taquari”, disse.

Prefeito Mateus Trojan

Ambas as logomarcas foram desenvolvidas em parceria com a Amturvales. Durante o evento, o Presidente da entidade, Leandro Arenhart, destacou o momento turístico que o Vale do Taquari vive, a partir do projeto Trem dos Vales, o Viaduto 13 e a obra do Cristo Protetor de Encantado. “Eu sei da importância que tem esse evento, não só pra Muçum, mas também pra Região”, disse. Muçum foi destino e ponto de partida dos passeios do Projeto Trem dos Vales que aconteceram nas edições e seguirá como elo do Projeto na edição deste ano.

Leandro Arenhart

 

 

 

Criação do CONTUR

No início do mês, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, através da Coordenadoria de Turismo, convocou representantes da Secretaria Municipal de Obras e Agricultura, Emater/RS – Ascar, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Muçum, Associação Canto e Dança e representantes da sociedade civil , para uma reunião de composição do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Muçum.

Com a função de planejar, consolidar parcerias e promover ações, o Conselho tem o comprometimento de auxiliar nas atividades turísticas. Através do conselho será elaborado o Plano Municipal de Turismo, que será discutido com as entidades e a comunidade em geral.

Roteiro Casas e Casarões – Imagens: Prefeitura de Muçum

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *