Coronavírus Destaques Westfália

Município aciona órgãos para responsabilizar envolvidos em aglomeração

Forças de segurança e Conselho Tutelar foram acionados e o Município já toma providências

Após denúncias, a Administração Municipal de Westfália convocou reunião nesta terça-feira, dia 08 de junho, para deliberar sobre aglomeração na madrugada de domingo, dia 06, no Ginásio Municipal, localizado junto ao Parque Municipal de Eventos. Estiveram presentes, na reunião, membros do Comitê de Gestão e de Crise para Enfrentamento da Epidemia decorrente do novo Coronavírus (Covid-19), Conselho Tutelar e Brigada Militar.

Informações extraoficiais davam conta de que, no local, haviam carros sobre a quadra esportiva, som alto e aglomeração. Em averiguação junto ao Ginásio, constatou-se que lixo foi deixado no local, incluindo copos, bitucas de cigarro e embalagens de bebidas alcoólicas, além de danos patrimoniais. Em análise nas câmeras de monitoramento do Parque, foi confirmada a presença de jovens no local até o amanhecer de domingo, dia 06.

Diante disso, forças de segurança foram acionadas para identificar e responsabilizar jovens que participaram da aglomeração, procedendo com investigação criminal. O Conselho Tutelar também auxilia na identificação dos participantes, especialmente dos adolescentes. Aos envolvidos, caberá multa conforme previsto em legislação estadual.

Importante ressaltar que o Parque Municipal de Eventos é público e, neste momento, está aberto apenas para a prática esportiva em razão da pandemia da Covid-19. Além do mais, o Ginásio Municipal e o galpão ainda não estão com as obras concluídas em sua totalidade e, por isso, podem apresentar riscos.

Promover aglomerações durante a pandemia é crime, conforme previsto no Decreto Estadual nº 55.782/2021. Situações de aglomeração podem ser denunciadas junto à Ouvidoria Municipal, através de link disponível no site institucional do Município (www.westfalia.rs.gov.br), ou pelo WhatsApp (51) 9 9870-7341. As denúncias podem ser de forma anônima.