Investimento Vale do Taquari Educação Destaques

Municípios adquiriram 2,4 mil lousas digitais interativas via CONSISA

Tela interativa foi apresentada aos professores de Dom Pedrito, um dos municípios que aderiram à ata
CRÉDITOS DA FOTO: Foto: Prefeitura de Dom Pedrito / Divulgação

Consórcio oferece melhores preços para aquisição do equipamento, que tem sido importante aliado no processo de ensino-aprendizagem

Por meio do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (CONSISA), 38 municípios já aderiram à Ata de Registros de Preços (ARP) para a compra 2.334 lousas digitais interativas para escolas. As aquisições por este processo garantem vantagens, como melhores preços, e está disponível a qualquer entidade ou município que se interessar pelo equipamento desde setembro de 2021, quando foi firmado contrato de licitação.

Conforme o presidente do CONSISA e prefeito de Itapuca, Marcos José Scorsatto, o Consórcio é o primeiro do estado a trazer esta tecnologia e levá-la até para outras regiões de fora do Rio Grande do Sul. A adesão, inclusive, tem sido maior de municípios de outras regiões em comparação às cidades do Vale do Taquari. Nove municípios associados ao CONSISA aderiram à ata, enquanto que de fora foram 29. Neste sentido, Scorsatto pontua que a maioria das prefeituras da região ainda não se atentou às vantagens das lousas digitais interativas.

“Este equipamento tem sido um importante aliado no processo de ensino-aprendizagem. A tela interativa, aplicada ao atendimento da rede pública de ensino, tem grande potencial para melhorar o desenvolvimento dos alunos, fornecendo praticidade, agilidade e melhora na absorção do conteúdo apresentado em sala de aula”, destaca o presidente do CONSISA.

Compras de telas por municípios da região:
– 81 de 75 polegadas;
– 6 de 85 polegadas.

Compras de telas por municípios de fora da região:
– 2.231 de 75 polegadas;
– 16 de 85 polegadas.

Total de telas adquiridas via CONSISA: 2.334.

O monitor com 75 polegadas pode ser adquirido pelo custo R$ 32 mil a unidade, e o de 85 polegadas, pelo valor de R$ 36 mil. O treinamento dos professores que utilizam as lousas está incluso no valor das telas e é promovido pela Smart Tecnologia em Comunicação LTDA — empresa que venceu o edital de licitação para fornecimento das lousas digitais, realizado pelo CONSISA por meio de pregão eletrônico, em setembro de 2021.

A lousa digital interativa é uma tela de LED touch-screen com sensor infravermelho, de 20 toques simultâneos. Os equipamentos tem sistema Android e Windows. O aparelho permite o acesso à internet e a outros aplicativos de aprendizagem. Possibilita também a integração com aparelhos celulares e tablets. As lousas podem substituir o quadro branco e os equipamentos de projeção de imagens.

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Rodrigo Gallas

Conte Treinamento, Comunicação & Marketing

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *