Eleições Vale do Taquari

No Vale, urnas começam a ser distribuídas no sábado

Urnas foram preparadas para as eleições e no sábado começam a ser distribuídas (Foto: Mateus Souza)

Urnas eletrônicas serão distribuídas em mais de 300 seções eleitorais nos oito municípios de abrangência do cartório da 29ª Zona Eleitoral

Os cartórios eleitorais já se movimentam para as eleições municipais de domingo, 15. Na manhã de terça-feira, 10, Maria Bethânia Rohde, chefe do Cartório da 29ª Zona Eleitoral de Lajeado, participou do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, e destacou que o serviço tem se intensificado nas últimas semanas devido a entrega de materiais aos mesários.

As urnas eletrônicas, conforme ela, começam a ser entregues nos locais de votação na manhã de sábado, 14. “São 12 roteiros de entrega nos oito municípios de abrangência. Elas são entregues ao secretário do prédio do local ou presidente da mesa”, explica. No momento de entrega da urna, aquele que recebe precisa testá-la.

Antes de serem distribuídas, os equipamentos passam por manutenções duas vezes no ano. Desde novembro, elas receberam as informações sobre os candidatos e estão prontas para a votação. No domingo, 15, pela manhã, quando elas forem ligadas pelo responsável da seção, é obrigatório a emissão da zerésima, que comprova que a urna não contém nenhum voto.

Troca de seções

Algumas seções foram extintas nessas eleições, no entanto, os eleitores serão orientados na manhã de domingo onde será seu novo local de votação. “A troca será para um seção no mesmo espaço. Isso acontece nessa eleição pois houve determinação do Tribunal Superior Regional e do Tribunal Superior Estadual”, ressalta.

Quem não votou, fique atento:

  • Aquele que não votou e não regularizou: esse eleitor está com o título de eleitor cancelado, ele só pode justificar, não podendo votar nas eleições;
  • Aquele deixou de votar nas eleições presidenciais de 2018 e também não justificou, mas tiver a situação regular, poderá votar normal;
  • Três eleições consecutivas sem justificativa o título está cancelado;
  • A situação eleitoral pode ser verificada no site do TSE, no SOS Eleitor por meio do número 148.

Quem não está na cidade para votar, fique atento:

  • O eleitor que está fora do país ou cidade precisará justificar o voto.
  • O voto pode ser justificado por meio do aplicativo e-Título ou na seção eleitoral.
  • Aquele eleitor que está com problema de saúde, pode usar o sistema Justifica, disponível no TRE regional e encaminhar a documentação para o juiz eleitoral apreciar.

 

FONTE: JORNAL A HORA

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *