Eventos Destaques Estrela

Noite das lanternas celebra a integração, fé e a esperança

Caminhada luminosa que percorreu ruas centrais uniu centenas de cidadãos, muitos que construíram suas próprias lanternas para a data que marca o Advento. O sucesso da celebração deixa a certeza de uma nova edição em 2022.

O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), promoveu no domingo (28) a Noite das Lanternas – caminhada luminosa. Criada para marcar o período que antecede o Natal, chamado de Advento, a celebração reuniu centenas de pessoas, gerações inteiras de famílias, casais com filhos, namorados, cristãos e não. Todos percorreram as ruas centrais da cidade com suas lanternas, muitas criadas especialmente para o evento, ou mesmo improvisadas. Celulares e outros eletrônicos também colaboraram com o objetivo. Nas palavras dos participantes, um sucesso que merece uma nova edição no Natal de 2022.

A caminhada, que fez parte da programação do Natal em Estrela, partiu da Igreja Evangélica Luterana de Estrela, ao lado da Casa da Cultura, sede da Secel, logo após o culto e as palavras de incentivo do pastor Ademar Giese.

Muitos dos participantes do momento religioso se juntaram a algumas pessoas que ali já aguardavam para participar da celebração. Clarissa Caye da Costa, de apenas cinco anos, foi uma das primeiras a chegar ao local. “Fui comprar minha vela. Ela é de plástico com luzinha. A de verdade queima”, justificou a menina, para sorrisos da mãe e da avó, Andréa e Beatriz Caye. “Ficamos muito felizes com mais essa iniciativa de Estrela.

É bastante familiar, resgata uma tradição, leva a uma integração das pessoas e nos incentiva a passear por nossa cidade, que está muito bonita”, emendou Andréa Caye. Já Valmir Mädke teve a companhia da esposa, Silvana. Criatividade é o que não faltou ao casal para criar as duas peças. “Garrafa pet, uma fita led, uma vela artificial, e mais algumas coisas. Outra só um par de velas de verdade mesmo. Mas o importante antes de tudo é participarmos. É darmos valor a ações humanas como estas”, frisou.

A caravana seguiu rumo ao Calçadão de Estrela. Por onde passou recebeu o prestígio de pessoas nas calçadas, varandas de casas e sacadas de apartamentos. Muitos se juntaram pelo caminho. O grupo cresceu na chegada à Igreja Matriz Católica, onde os participantes da missa católica se agregaram aos demais. Também depois de palavras de fé e esperança do padre Neimar Schuster, todos partiram em direção à Escadaria de Estrela, para onde desceram pela Rua Cel. Flores. Depois, pela Rua Arnaldo José Diehl, caminharam em direção ao Parque Princesa do Vale, para as demais atrações.

Já no parque, o padre Neimar Schuster e o pastor Ademar Giese, assim como o prefeito Elmar Schneider, dirigiram outras rápidas palavras de fé, esperança e paz aos participantes, como também ao público em geral que ali prestigiava as demais atrações do Natal. Ao fim, a Invernada Artística, com apresentações do CTG Raça Gaudéria e dos Grupos Folclóricos de Estrela, fecharam a programação. Na avaliação geral, um evento que merece uma segunda edição em 2022.

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *