Saúde Destaques Bom Retiro do Sul

Novos profissionais de saúde são integrados às unidades de saúde de Bom Retiro do Sul

O contrato firmado entre o município de Bom Retiro do Sul e a Fuvates (Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social) em maio já começa a beneficiar a população. Após processo seletivo conduzido
pela instituição, 18 profissionais de saúde estão sendo integrados. Com essa incorporação, a gestão municipal dará continuidade ao planejamento de uma saúde mais próxima a comunidade, proporcionando uma nova realidade na saúde preventiva no município.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais que estão chegando neste momento irão se juntar às equipes já em atuação nas três unidades de saúde, dando continuidade aos programas e ações em desenvolvimento, bem como, ampliar e ofertar novos atendimentos à população.

Passam a atuar nas unidades de saúde Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Dentistas, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Psiquiatra e Farmacêutico. São 6 profissionais atuando na UBS do Centro; 5 na ESF do São Francisco e 7 na UBS da San Diego.

Os primeiros profissionais a iniciar os trabalhos no município são as Agentes de Endemias, que receberam treinamentos e já estão em atuação. Também já está em atuação uma nova equipe de saúde bucal na ESF do São
Francisco, receberam capacitação aos sistemas e na sequência iniciaram os atendimentos.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a projeção é integrar os profissionais nas Unidades de Saúde conforme :

– UBS Centro: Farmacêutico; Agentes de Saúde (com atuação no interior) e Agentes de Endemias.

– ESF São Francisco: Equipe de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem; Equipe de Saúde Bucal (Dentista e Auxiliar) e Agentes de Saúde.

– UBS San Diego: Fisioterapeutas; Médica Psiquiatra; Equipes de Atenção Primária (Médico, Enfermeiro e Técnico de Enfermagem) e uma Equipe de Saúde Bucal, que dará continuidade nos atendimentos do programa Brasil Sorridente.

Para o prefeito Edmilson Busatto, esta parceria com a Univates irá agilizar os atendimentos à população, além de cumprir uma promessa de oferecer mais qualidade nos serviços em saúde oferecidos para a população.

“Com novos profissionais a disposição atuando nas unidades de saúde e com recursos disponíveis para investir, vamos ampliar o que já é feito e colocar a disposição da população novos serviços. Com a chegada destes
novos profissionais, vamos melhorar ainda mais aquilo que já era oferecido, com mais qualidade e diversidade em serviços como na enfermagem, fisioterapia, odontologia, com novos médicos, ampliando assim a área de atendimento, entre outros. Estamos felizes com esta parceria com a Univates e já começando a receber e colocar a disposição da população estes novos profissionais”, avaliou Edmilson.