Iniciativa Destaques Estrela

Obra “Era uma vez Nossa Estrela” será “narrada” às crianças nesta segunda-feira

Pré-lançamento do livro ocorreu nesta quinta-feira (07), na Soges, mesmo local onde na segunda-feira (08) a história será contada pela autora Léia Cassol às crianças, público-alvo da proposta educacional, em noite que promete surpresas

A história de Estrela, mas em uma linguagem apropriada e adaptada, contada por crianças para crianças, em especial, as estrelenses. Esta é a proposta do livro “Era uma vez Nossa Estrela”, que será lançado oficialmente na segunda-feira (11), na Soges, a partir das 20h, em uma narrativa especial para uma representação de alunos de todas escolas de Estrela, inclusive particulares e estaduais. O pré-lançamento do projeto lúdico-pedagógico, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), ocorreu na noite desta quinta-feira (07), também na Soges, em cerimônia então exclusiva aos professores de Estrela, que trabalharão mais diretamente a obra com os alunos.

O pré-lançamento da obra já contou com a presença da escritora Léia Cassol, conceituada autora de livros voltados ao público infantojuvenil. Por meses ela se ambientalizou com o município e a comunidade local para elaborar o enredo que conta a história local e nas suas páginas traz elementos, características e costumes de seu povo em cenários bem conhecidos de todos, em uma narrativa apropriada para as crianças. Proprietária da editora que leva seu nome e com mais de 76 obras publicadas, Léia Cassol fez a primeira leitura da obra voltada aos professores, que ao fim da sessão fizeram fila para pegar autógrafos e tirar fotos com a autora. “Tenho que confessar. Gostei muito do resultado. Estou muito emocionada. Deverá ser ainda mais emocionante diante das nossas crianças de Estrela, segunda-feira”, resumiu.

Conhecer para amar

A secretária municipal de Educação, Elisângela Mendes, comemora o resultado. “Nosso objetivo foi alcançado. A necessidade de trabalharmos o nosso município está presente na educação em todas as faixas etárias. Isso, aliado à proposta de nossa atual gestão de resgatarmos a nossa história, valorizarmos o que é de nossa gente e o que temos, surgiu a ideia desta obra, que já em seu título mostra esse caminho”, pontua. “Uma narrativa que retrata o surgimento de Estrela em uma linguagem adaptada às crianças, de uma forma lúdica, trazendo destaques de nosso município nas áreas histórica e cultural, e que se transformará em uma grande ferramenta pedagógica, tanto para o trabalho dos professores nas escolas como também das famílias em seus lares”, detalha ela, ao citar que o livro traz em suas páginas boxes separados com dados reais de Estrela. “A gente não ama o que a gente não conhece, e a partir deste livro as nossas crianças vão conhecer mais tudo o que significa Estrela e amá-la ainda mais”, ressalta. O pré-lançamento da obra contou com a presença do vice-prefeito João Carlos Schäfer, que elogiou o trabalho. “Isso é a valorização de nossa história, de nossos costumes e tradições. A proposta é muito adequada e o resultado foi fantástico. Não tenho dúvidas que agradará e muito as nossas crianças”, comentou.

Surpresas

A escritora Léia Cassol estará mais uma vez em Estrela, na noite de segunda-feira, para o lançamento oficial, quando as crianças terão o primeiro contato com o livro, o qual será distribuído para todas as escolas de Estrela e os alunos da rede municipal ganharão um exemplar gratuitamente. “Ela irá contar a história para as crianças presentes, e também a todos que quiserem acompanhar pelas redes sociais. Será uma noite fantástica, com ainda mais surpresas”, ressalta a secretária. A transmissão ocorrerá pela fanpage oficial de Estrela (facebook.com/governodeestrelars) e compartilhada pela fanpage da Smed (facebook.com/secretariadeeducacaodeestrela).

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *