Social Destaques Estrela

Onda de frio mobiliza setores do Governo de Estrela

Pessoas com necessidade de agasalhos e cobertores devem procurar Defesa Civil de Estrela e Varal Solidário. Servidores municipais realizam campanha

A queda de temperatura nas últimas horas e que, segundo as previsões meteorológicas, deve se intensificar muito nos próximos dias, voltou a ligar o sinal de alerta da Administração Municipal de Estrela em relação às pessoas de maior vulnerabilidade social. Apesar de o município não ter moradores de rua, a Defesa Civil faz alerta para que a população mais necessitada procure ajuda do setor e do Varal Solidário. Atualmente, servidores públicos municipais realizam a campanha interna ‘Doe Amor contra o frio’, mais uma campanha de arrecadação de roupas e cobertores.

Antes mesmo da chegada do inverno, o Governo de Estrela já atentava para as pessoas mais necessitadas de agasalhos e calçados para o frio, além de agasalhos, mantas e cobertores. Uma das principais ações neste sentido foi a troca de local do Varal Solidário. Antes localizado em ambiente de um dos prédios da Polar, agora está centralizado na Rua Cel. Brito, nº 1005, ao lado das instalações da própria Defesa Civil, Conselho Tutelar e Samu, setores que trabalham com a causa humana e são colaboradores entre si. A Defesa Civil tem realizado visitas a áreas de reconhecida vulnerabilidade social para avaliar a situação de famílias e fazer o alerta para a prevenção.

Outras ações foram as constantes e prévias campanhas para arrecadação de roupas, agasalhos e cobertores promovidas por diversas frentes no município. Exemplos foram promoções como o Festival da Pizza, que na semana passada arrecadou mais de duas mil peças de roupas; e as etapas de vacinação da Covid no Parque Princesa do Vale, que em parceria com o Lions sempre solicita a doação por parte da população que vai buscar a imunização. Nos últimos dias servidores municipais também se mobilizaram e com a campanha interna ‘Doe Amor contra o Frio’, promovida pelo Gabinete do Prefeito, já arrecadou centenas de peças. Doações espontâneas podem ser realizadas no local ou na sede Secel, na Rua Marechal Floriano, nº 433. Agendamentos, entidades ou associações interessadas em colaborar podem também entrar em contato pelos telefones 3981-1174 (Defesa Civil).

Saiba Mais

De acordo com a titular da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carine Schwingel, o Varal Solidário é uma valorização da solidariedade estrelense. “Com o Varal valorizamos o acesso ao acervo de roupas, que antes do início do inverno contava com mais de sete mil peças que precisam ser usadas, de preferência por pessoas que também façam bom uso delas, diz. “Mas a maioria, naturalmente, são de roupas mais leves. Por isso realizamos estas promoções para arrecadar mais peças de inverno, que tiveram mais procura e saída nas últimas semanas, e seguimos com estas iniciativas. Principalmente roupas de crianças e os sempre necessários cobertores”, explica ela, ao ressaltar que peças estragadas ou em condições ruins são descartadas; e as em condições de uso são selecionadas para o acervo.

Para democratizar e controlar acesso às doações, a Defesa Civil realiza um cadastro de quem comparece ao local. Limita e registra o número de peças retiradas e determina um prazo de três meses para o retorno, com o objetivo de contemplar a todos. O atendimento do Varal é realizado de terça a sexta-feira, das 13h30min às 16h30min.

 

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *