Artigos - Saúde e Bem-estar

Pacientes podem acessar resultados de exames de imagem pelo site do Hospital de Encantado

O Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, referência para o Vale do Taquari, integra o Saúde do Vale, Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E). Nos últimos anos, investimentos são aplicados em infraestrutura e equipamentos com o objetivo de qualificar o atendimento.

É o caso dos exames de imagem em que, desde o início do mês, o HBST disponibiliza os resultados no formato digital. O paciente que fizer tomografia, mamografia, raios-X ou ecografia, por exemplo, recebe uma senha pessoal e intransferível para acessar o campo SDI Online no site do Hospital (www.hbst.com.br).

Conforme a assistente administrativa, Marilene Daltoé, o acesso virtual já acontecia, mas era exclusivo para o médico que havia solicitado a avaliação. Agora, já no dia agendado para a realização do exame, o paciente recebe um material explicativo, que o orienta sobre como acessar os laudos no prazo de até quatro dias úteis, sem a necessidade de se deslocar até o setor. “Queremos proporcionar mais agilidade, segurança e rapidez aos resultados e também colaborar com o meio ambiente gerando menos resíduos de papel e filmes. Além disso, os laudos ficarão armazenados no sistema e o paciente poderá visualizar sempre que for necessário”, explica Marilene. “As pessoas já estão acostumadas em utilizar recursos tecnológicos no seu dia a dia e certamente vão aderir a essas vantagens também quando o assunto estiver relacionado à saúde”.

Vantagens

A emissão de laudos on-line faz parte da telemedicina, ferramenta tecnológica que viabiliza a assistência médica de forma remota. Marilene aponta as principais vantagens da nova modalidade oferecida pelo HBST.

Conforto para o paciente

O paciente não precisará mais retornar para retirar o seu exame. Com isso, diminui a circulação de pessoas no setor, permitindo um atendimento mais qualificado ao paciente no momento da marcação e realização do exame;

Histórico eletrônico

Os exames ficarão armazenados no sistema e poderão ser acessados quando necessário, através do login e senha do paciente. 

Redução de consumo de material

Com a disponibilização dos exames na forma on-line, haverá uma economia no uso de insumos, como papel, envelopes e filmes, contribuindo assim para a saúde do meio ambiente.

O projeto Saúde-Se, desenvolvido pelo Núcleo Saúde do Vale, da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) trata, nesta semana, da temática Tecnologia e Sistema de Saúde. A nucleada convidada é Marilene Daltoé, auxiliar administrativa do Hospital Beneficente Santa Terezinha.