Vacina Destaques Estrela

Para se aproximar dos 20% da população vacinada

Estrela realizou no sábado (10) nova etapa de vacinação, mas apenas para quem possui 62 anos ou mais. Cresce número de estrelenses com a segunda dose

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela realizou, no sábado (10), mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19, atendendo a uma nova faixa etária dos grupos prioritários/idade. A imunização, no Parque Princesa do Vale, no modelo drive thru, ocorrerá para pessoas com 62 anos ou mais na parte da manhã (8h às 12h). A campanha para pessoas com 61 anos, que chegou a ser anunciada para a tarde, foi adiada em razão da quantidade de vacinas recebidas no novo lote, menor do que o esperado. A equipe de Saúde do município não quer mobilizar profissionais e voluntários, movimentar centenas de pessoas e criar uma expectativa para depois, no entanto, talvez não ter vacinas suficientes para contemplar a todos ou apenas a um pequeno grupo. A outra etapa da segunda dose, programada para segunda-feira (12), está confirmada.

Com a etapa deste sábado, a Saúde espera se aproximar dos 6,5 mil vacinados em primeira dose. Considerada a estimativa de população do IBGE realizada no ano passado, de 34 mil pessoas, o município fica perto de alcançar a marca de 20% da população imunizada, o que deve ser atingido já com uma nova etapa. Se considerado o último censo oficial, de 2010, onde a população é de 30 mil, o número é ainda melhor: 21,6%. Com as duas outras etapas de vacinação da segunda dose, programadas para a próxima semana, deve crescer significadamente também o percentual de imunizados completamente no município. Até agora são até agora 5.969 estrelenses com a primeira dose, e 1.372 com a segunda.

Segunda dose

Nesta sexta (09) foi aplicada a segunda dose no grupo de idosos com 77 anos. Ao todo foram 223 vacinas. Quase todos os carros presentes ao drive thru contavam com outros integrantes da família, fosse para fazer registro do momento ou mesmo dirigir os veículos. Dona Odete Beneduzi, por sua vez, foi sozinha, dirigindo seu Fusca, todo identificado com o seu time de coração, o Inter. “Estou muito feliz em receber a segunda dose. Assim espero poder logo me reunir com minhas amigas, tomar chimarrão, e não andar de Fusca sozinha”, explicou a moradora do Bairro Boa União.

Solidariedade

Já seu Antônio Collett apareceu de carro, lotado. “Vim dar carona para meus vizinhos e amigos. Fazendo uma boa ação para eles e minha comunidade”, disse o morador de Arroio do Ouro, sob olhar dos quatro passageiros de mais idade que receberam a segunda dose. Já dona Silva Prates foi uma das que atendeu ao chamado da campanha do Lions e, ao se vacinar, levou alimentos que serão doados pelo clube de Estrela em suas ações sociais. “Assim sinto-me bem com meu coração”, resumiu. O Lions seguirá com seu trabalho voluntário na ajuda da vacinação e recebendo as doações. A segunda dose tem mais duas etapas programadas. Para quem tem 74, 75 e 76 anos, na segunda-feira (12); e dia 17 para quem possui 73 e 72 anos. Estas duas, contudo, já com mudanças de horário: das 8h às 12h, mas sempre no Parque Princesa do Vale.

 

Ascom Estrela