Últimas notícias Destaques Forquetinha

Perfuração de poços artesianos soluciona falta de água

Investimento superou os R$ 700 mil com recursos próprios e atende centenas de famílias

A falta de abastecimento de água em várias comunidades do interior foi resolvida na atual administração. Com um investimento de R$ 700 mil, em recursos próprios, foram perfurados três poços artesianos em São Vitor, Araguari e Arroio Abelha II.

Conforme o prefeito Paulo Grunewald (PP), além de toda infraestrutura como instalação de novos reservatórios, ainda foi feita a troca ou a colocação de novos canos. “Ter água e de qualidade é fundamental para todos, seja para as pessoas ou animais. Assumimos esta responsabilidade de levar estrutura completa e resolver este problema que existia por décadas.”

Qualidade de vida

Conforme os secretários da Agricultura e Meio Ambiente Adair pdro Groders e de Obras, Desenvolvimento Urbano e Rural, Henrique Krüger, a maioria das localidades era abastecida com caminhões-pipa nos períodos mais críticos. “Chegamos a levar mais de 80 mil litros por dia para atender toda demanda”, contabilizam.

Em Arroio Abelha II, a vazão do novo poço chega a 20 mil litros por dia. Em São Vitor o poço com mais de 24 mil litros por hora atende 50 famílias. Em Araguari foram perfurados quase 500 metros e com uma bomba para captação de água. Restam ainda a ligação da rede com o novo poço e instalação de reservatórios.

“Tudo é feito após o repasse e acordo entre associações e a prefeitura que administra toda a rede de água e faz a manutenção. Com isso conseguimos resolver o problema da pouca vazão dos poços existentes e diminuir o uso do caminhão pipa em épocas críticas e manter a produção e demais atividades essenciais”, finalizam.

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *