Coronavírus Westfália

População precisa ficar atenta aos sintomas de Coronavírus

Posto de Saúde está atendendo urgências e emergências

Sintomas do Covid-19 são muito semelhantes aos de uma gripe ou resfriado. Em caso de agravamento, é preciso procurar a Unidade Básica de Saúde

Nos últimos dias, mais casos de Coronavírus (Covid-19) foram registrados no Vale do Taquari. Diante disso, a Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social de Westfália pede que a comunidade fique atenta a qualquer sintoma que possa se assemelhar a uma gripe ou resfriado e, em caso de agravamento, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS).

São sintomas de Coronavírus: febre (comum), cansaço (às vezes), tosse (comum – geralmente seca), espirros (raro), dores no corpo e mal-estar (às vezes), coriza ou nariz entupido (raro), dor de garganta (às vezes), diarreia (raro), dor de cabeça (às vezes) e falta de ar (às vezes). Observando isso, solicita-se que, em casos de sintomas gripais, a comunidade fique atenta a qualquer alteração na sua saúde e, na medida do possível, fique em casa.

Caso os sintomas persistirem por mais de uma semana, é recomendado comunicar o Setor de Enfermagem do Posto de Saúde. “Se os sintomas persistirem, mesmo que for um resfriado ou uma gripe, é importante que as pessoas liguem ou então venham até o Posto de Saúde para um acompanhamento próximo, até porque isso pode se transformar em uma pneumonia e causar diversos transtornos. Por isso, reforçamos: fiquem atentos a qualquer sintoma e não hesitem em buscar ajuda”, frisa o secretário de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Joacir Antônio Docena.

É fundamental que a população continue adotando as medidas protetivas e de higienização, além de não sair de casa sem necessidade e evitar qualquer tipo de aglomeração. Mais informações sobre o Coronavírus podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3762-4312.

 

Alterações nos atendimentos na Saúde

Desde a primeira quinzena de março, uma série de adequações nos atendimentos na Unidade Básica de Saúde foram realizadas. Isso inclui: suspensão temporária das férias de servidores da Secretaria de Saúde; suspensão dos atendimentos mensais aos grupos de saúde; disponibilização de receituários médicos para hipertensos na Farmácia Municipal; realização de reuniões do Conselho Municipal de Saúde apenas em casos emergenciais; e suspensão de consultas médicas de rotina (apenas casos de urgência e emergência).

 

TEXTO E FOTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI

Assessoria de Imprensa de Westfália

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *