Coronavírus Saúde Destaques Lajeado

Postos de saúde do Centro e do Montanha terão atendimento exclusivo para Covid-19

A partir de segunda-feira, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Saúde, irá alterar o sistema de atendimento nos postos de saúde. A mudança se deve à necessidade de adequar a distribuição dos pacientes e os protocolos para garantir o atendimento adequado de pacientes com sintomas respiratórios com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

Agora, pacientes com este tipo de sintoma, que pode ser compatível com a doença Covid-19, serão atendidas em apenas dois postos do município: o do Centro e o do bairro Montanha. Já os pacientes de outras doenças e que são atendidos neste posto deverão buscar atendimento em outros locais a partir de agora. Desta forma, o município voltará aos poucos a retomar o agendamento de consultas eletivas.

Conforme a Secretaria de Saúde (Sesa) de Lajeado, as consultas eletivas de pediatria e pré natal serão direcionadas para as outras unidades de saúde do município, conforme a tabela que pode ser acessada neste link: http://twixar.me/7q6T

Como é a recomendação:

– Quem sentir algum tipo de sintoma compatível com a Covid-19 (veja quadro abaixo) deve buscar uma primeira orientação pelos telefones da Central de Atendimento pelo 0800-707-0809, (51) 99911-3609 e (51) 99571-3309 (das 8h às 20h). A equipe dará as primeiras orientações sobre como proceder.

– Se a pessoa considerar que os sintomas já estão mais evidentes, pode buscar atendimento nos dois postos exclusivos para isso (abaixo). O paciente não deve se dirigir ao hospital. A UPA deve ser buscada apenas quando os dois postos não estiverem em horário de funcionamento, ou seja, entre 19h e 7h30.

 

Centro de Saúde do Bairro Centro

Rua Júlio May, 383 – Centro (ao lado do 22º BPM da Brigada Militar)

Fone: 3982-1127

Horário de atendimento: 7h30 às 19h

Centro de Saúde do Bairro Montanha

Rua João Sebastiany, 1.312 – Montanha

Fone: 3982-1220

Horário de atendimento: 7h30 às 19h

 

Sintomas da doença Covid-19 causada pelo coronavírus

Sinais comuns da infecção incluem febre e tosse seca e, em menor proporção, sintomas respiratórios, dores no corpo, incômodo na garganta e dificuldade para respirar. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. Cerca de 80% se recuperam sem precisar de tratamento especial. Pessoas idosas e que têm problemas crônicos, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver a forma grave da doença. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar orientação médica.

 

 

Foto de Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Imprensa de Lajeado

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *