Alerta Destaques Lajeado

Prefeitura de Lajeado e Defesa Civil monitoram aumento do nível do Rio Taquari

A Prefeitura de Lajeado e a Defesa Civil do município monitoram o aumento do nível do Rio Taquari e a possibilidade de enchente. A situação é de alerta diante do volume expressivo de chuvas nas regiões que formam as cabeceiras do Rio Taquari. Na manhã desta terça-feira, 03/05, a cota chegou a 19,22 metros, às 10h30min, conforme a medição da Defesa Civil do município na régua instalada na escadaria da rua Oswaldo Aranha. As equipes da Defesa Civil já estão nos pontos de alagamento monitorando a situação, e o Parque do Imigrante já está pronto para receber famílias que eventualmente tenham de ser retiradas de suas residências.

A cota para retirar as famílias é de 19 metros. Conforme o secretário de Segurança Pública do município e integrante da Defesa Civil, Paulo Locatelli, o monitoramento é principalmente nas cabeceiras do rio para verificar quanto o volume ainda pode subir.

– A previsão do tempo indica que as chuvas devem cessar nesta quarta-feira. Então, a evolução do rio é entre hoje e amanhã. Estamos com pessoas responsáveis pelo monitoramento por parte da Prefeitura e com a Defesa Civil em alerta para atuar onde for preciso – explica o secretário.

O município possuí uma organização com equipes responsáveis para triagem, alojamento, assistência social, transporte, saúde, embarcações, trânsito e alimentação. O coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, explica que as primeiras ruas com risco de inundação são a rua Francisco Oscar Karnal, no Centro, e as ruas Dois Irmãos e Delfino Costa, no bairro Conservas.

Segundo ele, quatro famílias já foram retiradas e encaminhadas para casa de parentes, mas o Parque do Imigrante já está pronto para receber os desalojados. O Rio Taquari está a 6,22 metros acima do nível normal no município de Lajeado, que é de 13 metros. Para informações, contate a Defesa Civil no telefone 51 3982-1150 ou pelo celular 51 99828-4971.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado/Divulgação 

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *