Segurança Destaques Lajeado

Prefeitura de Lajeado se reúne com a comunidade para encaminhar soluções e conter excessos no bairro Universitáriog

Representantes da Univates, moradores da comunidade e Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Segurança, se reuniram na manhã desta quarta-feira, 13/04, para encaminhar as soluções com o objetivo de conter os excessos registrados nas proximidades da avenida Avelino Talini, no bairro Universitário. A proposta é a instalação de câmeras de videomonitoramento para inibir a ocorrência de rachas, condução perigosa, brigas e grandes aglomerações nos arredores da avenida.

Como já afirmado na reunião da semana passada, o município será responsável pela compra e instalação do equipamento no entroncamento da Talini com a avenida Alberto Müller, próximo ao Complexo Esportivo.

Uma segunda câmera, nas proximidades do prédio 1 da Univates, será de responsabilidade da comunidade. Durante a reunião, um técnico, responsável pelo fornecimento de câmeras e sistema de videomonitoramento no município, esclareceu dúvidas sobre o funcionamento e posicionamento estratégico dos equipamentos.

Conforme o secretário de Segurança, Paulo Locatelli, para inibir excessos como os que ocorreram, é necessário complementar as ações já feitas com mais câmeras de videomonitoramento no local.

– Trabalhamos com um tripé de segurança que contam com as operações integradas, ações de Inteligência e uso da tecnologia, que consiste também em aumentar o alcance do videomonitoramento nos locais preestabelecidos, sendo todos integrados – explica o secretário.

Participação da comunidade

Representando a Univates, o gerente de Engenharia e Manutenção e Responsável Técnico do Laboratório de Tecnologias da Construção/Latec, Robledo Muller, esclarece que é de interesse da instituição auxiliar a inibir ocorrências como as já registradas.

– Combinamos que a empresa responsável pelo fornecimento do videomonitoramento no município nos encaminhará valores e, junto com a comunidade, vamos analisar como será a participação da instituição. Sabemos que com o videomonitoramento podemos identificar o público que frequenta o espaço público e aumentar a segurança dos alunos e professores da Univates – explica.

A moradora da rua Osmar Pereira Maciel, Cristiane da Silva, revela que ocorrências de perturbação do sossego são frequentes e que as câmeras vão ajudar a reduzir os excessos.

– Vamos levar a proposta ao grupo de moradores que estão engajados por melhorias e analisar os valores e a participação da Univates. Vamos seguir buscando melhorias para o nosso bairro – ressalta a moradora.

As câmeras que serão instaladas ao longo da avenida Avelino Talini vão integrar o sistema de videomonitoramento do município, controlado pela Brigada Militar.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado/Divulgação

Fotos: Laura Mallmann

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *