Melhor Idade Saúde Estrela

Procura pela vacina da gripe foi grande em Estrela

Mais de 3,4 mil pessoas já foram imunizadas / foto Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

Roteiro da saúde municipal atendeu comunidades do interior e bairros. Mais de 3,4 mil pessoas já foram imunizadas

Foi finalizado, nesta sexta-feira (03), o roteiro programado pela Secretaria Municipal de Saúde de Estrela para realizar a vacinação contra a gripe. As 1,2 mil vacinas recebidas pelo município neste segundo lote foram distribuídas em diferentes frentes, para atender tanto a população do interior do município como também do Centro e outros bairros da cidade. A procura foi intensa e as vacinas, destinadas nesta primeira fase da campanha aos grupos prioritários – idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde – acabaram logo. Até então já foram imunizadas em torno de 3,4 mil pessoas. Uma nova remessa de vacinas deve ser enviada pela Secretaria Estadual na próxima semana, ainda sem data confirmada.

Respeitando uma escala de dias e horários, a vacinação neste segundo lote ocorreu desde quarta-feira (01). Equipes da saúde percorreram comunidades do interior com a Unidade Móvel de Saúde e também a Unidade Móvel Odontológica. Foram a Arroio do Ouro, São Jacó, Lenz, Geraldo, São José e no Distrito de Costão. O Loteamento Nova Morada foi outro atendido pelas unidades móveis. Nesta sexta (03), a vacinação ficou mais concentrada na cidade, sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). No Centro de Atenção Psicossocial (Caps) a procura foi intensa. Muitos idosos compareceram ao local utilizando máscaras e luvas. Alguns aguardaram nos carros e a equipe se deslocou até o veículo para realizar a imunização. Na Vovolândia a vacinação ocorrerá na segunda-feira (06), mas é restrita.

A secretaria ressalta o pedido para que as pessoas não corram aos postos ou façam filas, pois a imunização para este grupo se estende até o dia 15 de abril, e que vai haver vacina para todos. Assim que um novo lote chegar, a população será informada da disponibilidade para que possa se imunizar. A segunda fase englobará professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A partir do dia 09 de maio, data também do “Dia D”, crianças, gestantes, puérperas e demais grupos. Informações sobre a disponibilidade ou não de vacinas no referido ponto poderá sempre ser feita pelos telefones (51) 3981-1103 e (51) 9 9576-6593.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa de Estrela

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *