Turismo Destaques Lajeado

Programa de Turismo Rural é apresentado em Lajeado e capacitação tem vagas esgotadas

Nesta terça-feira, 20/07, no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, foi dado início ao Programa de Turismo Rural, que será destinado a produtores e trabalhadores rurais da região que desejam disponibilizar sua propriedade rural para receber visitantes. O programa é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS), com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (SEDETAG), Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), EMATER, IFSUL e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado (STR).

A apresentação do programa foi feita para divulgar o propósito da capacitação, que é auxiliar quem deseja empreender no turismo rural, criando novos empreendimentos ou adequando os já existentes para atuarem de forma sustentável, aliados às habilidades e vocações de cada um. Para o titular da Sedetag, André Bücker, o encontro foi importante para esclarecer dúvidas e apresentar os benefícios do programa.

– O Turismo Rural vem tendo uma visibilidade cada vez maior, potencializado pelas dificuldades da pandemia. Entendemos que, como poder público, nos caiba dar ferramentas e suporte para que os empreendedores possam estar cada vez mais qualificados e tenham condições de oferecer um excelente produto turístico, gerando renda para seu empreendimento e para o município. A iniciativa foi bem exitosa, uma vez que as 15 vagas disponibilizadas foram preenchidas neste momento do encontro, superando nossas expectativas, motivo pelo qual reiteramos os agradecimentos a todas as entidades participantes – falou Bücker.

Além do Programa Turismo Rural, a Prefeitura de Lajeado vem apoiando diversos cursos voltados à área do turismo rural, como o Curso de Competências Básicas do Condutor de Turismo de Aventura e Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação, sendo as ações baseadas em constatações elencadas no Plano Municipal de Turismo, realizado no final do ano de 2020, em parceria com o SEBRAE.