Obras Destaques Estrela

Programa Pavimentar Estrela é lançado

Governo Municipal investirá R$ 8 milhões na pavimentação asfáltica em trechos nos distritos de Novo Paraíso e Delfina, e nas linhas São Jacó, Geraldo e Porongos, todos no interior

Em ato realizado na tarde desta segunda-feira (02) na Prefeitura de Estrela, o prefeito municipal Elmar Schneider realizou o lançamento do programa Pavimentar Estrela. Com ele, o Governo pretende investir inicialmente até R$ 8 milhões no asfaltamento de estradas no interior do município. Projeto de Lei (nº 075-01/2021) que já autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito com o Badesul Desenvolvimento S.A – Agência de Fomento/RS para financiar as obras de infraestrutura e pavimentação de até sete quilômetros nos distritos de Novo Paraíso e Delfina e nas linhas São Jacó, Geraldo e Porongos será apresentado e protocolado na Câmara de Vereadores ainda nesta segunda-feira.

O ato contou com a presença de secretários municipais, vereadores e suplentes, entidades, muitas delas ligadas aos agricultores, como a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), além de representantes das comunidades citadas. Na cerimônia, foi destacada a intenção, através do programa Pavimentar Estrela, de o governo municipal asfaltar até sete quilômetros em importantes vias e localidades interioranas. “Estrela tem 145 anos de vida. São 150 quilômetros de estradas no interior. Deste montante, cerca de 20% apenas é asfaltado. É pouco, reconhecemos, mas por isso estamos trabalhando, e contando com o auxílio de todos. Este programa não vai significar apenas menos pó, mas vai levar a todos desenvolvimento com melhores condições de trabalho e de vida”, iniciou o prefeito, ao se dirigir aos presentes, inclusive citando alguns representantes das comunidades, antes de revelá-las.

Locais

Segundo o prefeito, ajustes ainda serão feitos, mas pelos cálculos podem ser entre sete e oito quilômetros, considerando alguns acessos. Já previstos, Novo Paraíso vai receber aproximadamente 2 km, ligando as comunidades Católica e Evangélica local. No Distrito da Delfina, 1 km em direção a Bom Retiro do Sul, com início após a avenida local. Na Linha São Jacó, mais 1,8 km ou mais completando o asfalto hoje já existente, concluindo o acesso a Teutônia, desafogando a Linha Lenz e a Rota do Sol. Na Linha Geraldo, 1 km aproximadamente até Costão, também na ligação com Teutônia. E na Linha Porongos, também 1 km ou mais em média, em direção ao Distrito de Glória. As escolhas são feitas através da produtividade e demanda destas áreas, justificaram o secretário da Agricultura, Douglas Sulzbach, e o prefeito Schneider. “Mas calma. Isso é apenas o início do que queremos, pretendemos e vamos fazer. Costumo dizer, nosso lema é ‘Estrela, nossa terra, novos caminhos’. Neste caso, novos e asfaltados caminhos. Para tanto vamos contar com o apoio dos vereadores para que possamos logo abrir a licitação da empresa ou empresas que irão tocar esses projetos e assim iniciar o quanto antes estes trabalhos”, finalizou.

Financiamento

Neste sentido, o município de Estrela solicita autorização do Poder Legislativo para contratar operação de crédito junto ao Badesul Desenvolvimento S.A. – Agência de Fomento/RS para fins de pavimentar trechos de acesso às cinco localidades. Os investimentos no setor público municipal do Badesul, através do Programa Pimes-Badesul, estão aderentes aos principais objetivos estratégicos do Governo do Estado de alavancar o desenvolvimento urbano e rural, local e regional, por meio da melhoria das condições de saneamento básico, infraestrutura, geração de emprego e renda, com redistribuição social do trabalho.

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *