Iniciativa Destaques Lajeado

Projeto “Prefeitura no Bairro” é retomado com reuniões na Prefeitura de Lajeado

Nesta quarta-feira, 09/06, a Prefeitura de Lajeado retomou o projeto “Prefeitura no Bairro”, que vem sendo realizado desde 2017 com o objetivo de aproximar as comunidades da administração municipal e ouvir as demandas dos moradores. Desta vez, em razão das restrições para encontros presenciais em grande grupo, as reuniões estão ocorrendo na prefeitura, reunindo presidentes de associações de bairros com o prefeito Marcelo Caumo e coordenadores de governo. O primeiro encontro aconteceu hoje com os presidentes dos bairros Alto do Parque, Floresta, Montanha, Morro 25 e Santo André.

Estiveram presentes na primeira reunião o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, o coordenador de Relações Comunitárias e Institucionais, Günther Meyer, e os presidentes das Associações de Bairros dos bairros Alto do Parque, Luciano José Giongo, do Floresta, Jaime Borger, do Montanha, a vice-presidente Silvane Kohlrausch, do Morro 25, Lurdes da Silva, e do Santo André, Mariane Schuster. Os líderes comunitários apresentaram suas demandas e compartilharam suas experiências, sugerindo dicas e iniciativas que funcionam em cada associação.

Conforme Meyer, em razão das restrições impostas pela pandemia, não foram realizados encontros com os bairros por meio do projeto em 2020. A ideia deste ano foi retomar com os encontros, com grupo pequenos no Gabinete do Prefeito.

– Queremos restabelecer a conexão entre a comunidade e a administração, ouvir suas demandas e promover uma troca de experiências entre os presidentes que estarão participando das reuniões. Queremos incentivá-los para que sejam ativos em suas comunidades e lembrá-los que podem contar conosco. Estamos de portas abertas para recebê-los na prefeitura – disse o prefeito Marcelo Caumo.

A vice-presidente da Associação dos Moradores do bairro Montanha, Silvane Kohlrausch, que participou do primeiro encontro, conta que seu próximo passo será repassar o que foi discutido na reunião para os moradores do seu bairro.

– Acho bem importante realizar reuniões como essa. Porque cada presidente sabe das peculiaridades do seu bairro. Essa ponte entre bairro e poder executivo também serve para que gente possa apresentar nossas demandas. Agora, vamos ter uma reunião de bairro na qual será repassado tudo o que foi conversado aqui para os outros moradores – contou Silvane.

Os dias e horários das reuniões com os presidentes de associações de bairro, que estão previstas para acontecerem trimestralmente, estão sendo combinados pela Coordenadoria de Relações Comunitárias e Institucionais diretamente com os presidentes das associações de bairro.

Em caso de dúvidas ou informações, o contato é a Coordenadoria de  Relações Comunitárias e Institucionais pelo telefone 3982-1257.

Programação das reuniões do Projeto:

09/06 – Alto do Parque, Carneiros, Floresta, Montanha, Morro 25 e Santo André

10/06 – Bairros Americano, Centenário, Conservas, Moinhos d’Água, Praia (Centro)

15/06 – Bairros Conventos, Igrejinha, Jardim do Cedro, Moinhos, Olarias e São Cristóvão

16/06 – Bairros Bom Pastor, Florestal, Imigrante, Nações e Loteamento Verdes Vales

17/06 – Bairros Campestre, Hidráulica, Loteamento dos Médicos, Santo Antônio, São Bento e Universitário