Serviços Meio Ambiente Arroio do Meio Destaques

Propostas para amenizar os prejuízos com a estiagem são apresentadas ao Executivo

Agricultores e integrantes da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Arroio do Meio estiveram em audiência com o prefeito Danilo Bruxel, na sexta-feira, dia 21. O objetivo do encontro foi solicitar medidas de apoio para amenizar os prejuízos com a estiagem. Participaram ainda a vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen, secretário de Administração, Áurio Scherer, secretário de Agricultura, Élcio Roni Lutz, engenheiro agrícola, André Rosenbach e chefe do escritório da Emater, André Michel Müller.

 Entre os pontos apresentados ao Executivo esteve o transporte de alimentos aos animais, uma possível falta de sementes e a importância da parceria entre município, Estado e União em programas que possam auxiliar os agricultores. O vice-presidente do STR, Paulo Grassi, destaca que se a situação não normalizar, muitos agricultores vão precisar comprar feno, silagem e milho. “Seria importante se o município pudesse auxiliar no transporte destes volumosos. Todos estão plantando no desespero. A primeira safra de milho, por exemplo, plantada até 15 de agosto, foi colhida de forma razoável, então antes o que durava dois meses, vai durar apenas um”.

Grassi acredita também que pelo fato de cerca de 30% das lavouras não terem sido plantadas, irá bater uma grande crise na semente. Neste sentido, a proposta apresentada pelo grupo é que o município se antecipe a uma possível falta de sementes, tanto forrageiras como trigo e centeio, para garantir a alimentação dos rebanhos no inverno e início da primavera.

A parceria entre município e Estado para a execução dos programas de irrigação e reservação de água, ampliando o número de propriedades beneficiadas também foi uma das questões levantadas. “Hoje se vê a importância de ter esses reservatórios e ter essa reserva de água para os animais é uma das principais dificuldades”, afirma Grassi.

 O secretário de Administração, Áurio Scherer, destacou que a estiagem começou mais cedo e não está permitindo o plantio da safrinha e da soja. “Como forma de amenizar esses efeitos, o município já está realizando o transporte de água aos agricultores, sem falar das famílias que vieram pedir pela perfuração de poços artesianos. Também estamos articulando com os bancos para renegociar as dívidas dos nossos agricultores”. Scherer ressaltou ainda que a secretaria de Agricultura já está elaborando um programa emergencial para amenizar os problemas causados pela estiagem. “Estamos preocupados com esta situação e seremos parceiros para ajudar as entidades”.

O prefeito Danilo Bruxel lembrou que Arroio do Meio foi um dos primeiros municípios da região a decretar situação de emergência. “Temos nossas limitações, mas faremos o possível para fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudar. Se hoje o nosso produtor está sofrendo as consequências temos que dar a mão”.

Foto: Daiane Laís Kalsing

Texto: Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *