Oportunidade Destaques Lajeado

Recicladores de Lajeado concluem curso de capacitação promovido pela Prefeitura de Lajeado

Com o intuito de cadastrar e capacitar recicladores do município, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), promoveu uma série de palestras que culminaram na formação de 19 coletores de materiais recicláveis no município. Os encontros ocorriam desde outubro de 2021 e a palestra sobre “Legislação de trânsito para coletores”, na manhã desta quarta-feira, 30/03, marcou o encerramento do projeto e a formação dos coletores no Jardim Botânico.

O projeto consiste no cadastramento e identificação por meio de jalecos e placas dos recicladores individuais que atuam no município. Conforme a coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Sema, Gabriela Roehrs, percebeu-se um aumento dos recicladores durante a pandemia, e para ter um controle sobre a coleta viu-se a necessidade de desenvolver um projeto de cadastro e aperfeiçoamento desta atividade.

– Percebemos que os cadastros estavam desatualizados e começamos a visitar os recicladores para acompanhar o trabalho. Em outubro, convidamos para formação e 19 aceitaram participar – contou Gabriela.

A formação ocorreu com uma série de palestras que abordaram empreendedorismo, licenciamento ambiental, saúde e, por fim, trânsito. Além das palestras, foram doados jalecos refletivos e, ainda, as placas de identificação com nome, telefone e tipo de material coletado por cada reciclador.

– A placa pode ser anexada junto à carroça dos recicladores, facilitando também a identificação deles. Assim, comerciantes e pessoas que queiram doar o material diretamente a eles podem entrar em contato.

A ideia, segundo Gabriela, é manter essa formação sempre que houver novas turmas de pelo menos 15 recicladores. Os interessados podem se cadastrar no site (clique aqui) ou pelo telefone/whatsApp (51) 3982-1099. Neste link do site da Prefeitura, há uma lista com o nome e contato dos recicladores para facilitar a coleta.

Participação

O casal Roque Schaefer e Irene Miorando Gebin são parceiros também no trabalho. Ele recolhe o material e ela auxilia na separação. Moradores do bairro Centenário, eles pegam os materiais em Lajeado e levam até a reciclagem no município de Forquetinha.

– As palestras foram muito construtivas, viemos em todas as edições. Todos foram atenciosos, tiraram nossas dúvidas sobre o trabalho. Achamos muito importante a entrega das placas, pois agora estamos identificados e sinalizados – disse Roque.

Sandra Santos também retirou sua placa e jalecos. Ela recolhe plásticos, papelão, metal e alumínio no município e aprovou a iniciativa de palestras da Sema.

– É uma oportunidade de conhecimento e de profissionalizar a nossa profissão. Foram encontros construtivos, que poderemos aplicar os conhecimentos no nosso dia a dia.

Palestra sobre trânsito

O agente de Trânsito do município, Alexandre Fransozi, ministrou a última palestra do projeto e orientou os recicladores a como conduzir as carroças de tração humana, que devem transitar na mesma via e no mesmo sentido dos veículos motorizados. Além disso, também foram repassadas dicas de sinalização para as carroças.

Foto: Laura Mallmann

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *