Artigos - Geral Artigos

SAÚDE-SE: Prevenção, uma atitude para a vida!

O Projeto Saúde-Se, desenvolvido pelo Núcleo Saúde do Vale, da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), traz para a reflexão, nesta semana, a temática Segurança do Trabalho. A convidada é a técnica em segurança do Trabalho, Júlia Wolf, da empresa SW, que também é integrante do Núcleo e associada à ACI-E. Confira o artigo.

ARTIGO

PREVENÇÃO, UMA ATITUDE PELA VIDA!

A Segurança do Trabalho é uma ciência que atua na prevenção dos acidentes de trabalho decorrentes dos fatores de riscos operacionais. Desde 2014, comemoramos o Abril Verde, movimento que tem o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e agravos à saúde do trabalhador. O mês de abril não foi escolhido em vão: no dia 7, comemoramos o Dia Mundial da Saúde e, no dia 28, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Em 2017 foi lançado, no Brasil, o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, cujo objetivo é apresentar dados dos números de notificações de acidentes, mortes acidentárias, dias de trabalhos perdidos, entre outras informações por município e Estado. Infelizmente, os dados deste observatório ainda hoje, no ano de 2021, são assustadores. E mais assustador ainda são os estudos da Organização Internacional do Trabalho que concluem que 96% dos acidentes ocorrem por situações de comportamento (autoconfiança, medo, sono, pressa) e não por questões mecânicas.

Desta maneira, percebemos que os comportamentos e atitudes dos trabalhadores não podem ser analisados sem considerar todo o contexto em que estão inseridos, pois são envolvidos pelo trabalho para além do tempo em que estão efetivamente nele.

Nesse sentido, um olhar mais atento para as pessoas, para o comportamento seguro, é imensamente importante. Estimular o cuidado, a aprendizagem, a cultura da autorresponsabilidade, o senso de coletivo e segurança no trabalho, pode ajustar comportamentos e salvar vidas nos ambientes laborais. Trabalhar a prevenção de acidentes de
trabalho é um grande diferencial, afinal, qual é o maior capital da sua empresa?

 

Júlia Wolf
Técnica em segurança do trabalho e integrante do Núcleo Saúde do Vale, da ACI-E