Meio ambiente Destaques Estrela

Semana do Meio Ambiente tem balanço positivo

No encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente, Mutirão da Limpeza e da Dengue foram realizadas no Bairro Imigrantes

O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), por meio do Departamento do Meio Ambiente, e com apoio da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho e das secretarias municipais da Saúde e da Infraestrutura Urbana, realizou nos últimos dias a Semana do Meio Ambiente de Estrela. A programação, que promoveu uma série de eventos junto à população, foi encerrada no sábado (05), em ações coletivas no Bairro Imigrantes e no Parque da Lagoa. De acordo com os organizadores, o balanço foi positivo quanto ao alcance das medidas e envolvimento da população.

As atividades iniciaram nas primeiras horas da manhã de sábado. O prefeito Elmar Schneider, junto de equipes do Meio Ambiente, Defesa Civil e Secretaria de Obras, esteve no local, acompanhou as ações de melhorias já realizadas no local e outras que estavam em execução. Aproveitou a oportunidade para, na data que marcava o Dia Mundial do Meio Ambiente, plantar uma árvore. Outros servidores também realizaram o plantio.

No Bairro Imigrantes, a movimentação também iniciou ainda pela manhã. Equipes diversas trabalharam nas mais diversas atividades propostas. Agentes de endemia da pasta de saúde do município realizaram visitas aos domicílios, onde passaram orientações e entregaram materiais informativos sobre os cuidados necessários para o combate à Dengue. A equipe da Sala Verde também percorreu as ruas onde igualmente passou orientações sobre o descarte correto do lixo verde e dos resíduos que são recicláveis. Imãs de geladeira, que trazem informações e os dias da semana em que são realizadas as coletas foram distribuídos aos moradores.

O prefeito Schneider e o secretário da Saúde, Celso Kaplan, o ‘Lelo’, também percorreram ruas do bairro, conversaram com moradores e anotaram demandas. Depois, juntos, acompanharam o grande número de pessoas que trouxeram seus cães de estimação para receberem consultas e vacinas. Ao todo foram mais de 100 animais de estimação e de rua atendidos.

Já o ‘Mutirão da Limpeza’, que tinha iniciado ainda na quinta-feira (03), realizou a coleta de lixo depositado em ruas, calçadas e principalmente terrenos baldios, onde alguns materiais favorecem o acúmulo de água e o consequente surgimento das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Ao todo, nos três dias, foram recolhidos mais de 20 cargas de caminhão, volume que se repete ao menos uma vez por mês. Para a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente, Tanara Schmidt, a diversificação das ações e estas realizadas em conjunto com outras secretarias, como no Bairro Imigrantes, foram um diferencial. “Estamos construindo um caminho e com ele solidificando nosso propósito de promover a Educação Ambiental, fortalecer os vínculos com a comunidade através da educomunicação. Assim logramos êxito no propósito de atentarmos para a responsabilidade ambiental, de conscientizarmos que cuidar do meio ambiente não é apenas não derrubar uma árvore ou desperdiçar água.”