Agricultura Arroio do Meio Destaques

Serviços de terraplanagem ampliam o trabalho nas propriedades rurais

Desde o início do ano a secretaria de Agricultura auxilia os agricultores em terraplanagens para expansões, entradas e acessos de produtores. Também ajuda com o serviço gratuito e prioritário de fechamento de silos e enterro de animais, além de abertura de silos trincheira e parcerias com a Emater.

Produtores de diferentes localidades do município já foram beneficiados com os serviços da secretaria. Em Forqueta Baixa foi realizada a terraplanagem na propriedade de Darci Gräff para uma construção de 1.575m² para alojar 1.000 porcos de terminação. Em Picada Arroio do Meio, o produtor Flávio Schwarzer que já tinha uma creche para 1.050 leitões, também pretende comportar mais 1.000 porcos de terminação com uma construção de 1.270m².

Obras de terraplanagem para a construção de um chiqueiro também foram executadas na propriedade de Gilmar Gerhardt, em Linha 32. A família, que já tem uma produção de 815 porcos por lote, pretende aumentar para 1.500 porcos com a construção de um novo pavilhão com 540m² para o confinamento de mais de 480 animais por lote, além de uma esterqueira com 180m².

Na localidade de Picada Café, as máquinas trabalharam da propriedade de Vianei Lansing. O produtor também está aumentando sua produção de suínos com uma construção de 980m², aumentando a produção que hoje é de 670 para 1.500 porcos. Futuramente o filho Matheus, de 13 anos, deve dar continuidade ao trabalho na propriedade.

Conforme o secretário de Agricultura, Élcio Roni Lutz, após a finalização de todos os serviços se terá um aumento aproximadamente de 3.500 porcos. “Os produtores que tiverem interesse em ampliar ou melhorar as suas condições de trabalho serão incentivados, como forma de estimular a permanência no meio rural”.