Iniciativa Destaques Teutônia

SESI e Prefeitura de Teutônia assinam contrato de cedência de estrutura

No local será implantada a EMEI Darcy Ribeiro, assim como, complexo esportivo e de lazer para a comunidade teutoniense   

A Administração Municipal de Teutônia, através do prefeito, Celso Aloísio Forneck, da vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl e secretarias municipais de Educação e Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, visitaram o Centro Esportivo do Sesi e deram início ao projeto para uso dos espaços físicos existentes. A assinatura do contrato de cedência da área pelo período de dois anos, de forma gratuita, para a Prefeitura de Teutônia, ocorreu na segunda-feira, dia 24, durante a cerimônia de fechamento da cápsula do tempo.

No decorrer deste período de cedência o município irá avaliar as benfeitorias construídas no local, a fim de adquirí-las de forma definitiva. Como a área de terras foi doada ao Sesi, esta área voltará sem custos ao município. Portanto, o que será negociado entre as partes será o investimento realizado no local, e para isso a administração municipal já considera algumas alternativas, que serão tratadas ao longo destes dois anos.

A área, que possui 3,9 hectares, será dividida para duas finalidades. Uma parte será destinada para implantação de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Darcy Ribeiro, que atenderá cerca de 80 crianças. Atualmente há cerca de 317 crianças aguardando por vaga em escolas de educação infantil, e a intenção é zerar esta fila de espera.

O restante da área servirá como complexo esportivo e espaço de lazer para a comunidade, o qual será administrado pela Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

O Secretário Luias Henrique Wermann destaca a importância desta negociação. “Tudo começou quando a Juventus nos pediu autorização para continuar a utilizar o campo do Sesi, no início deste ano. A direção do Sesi iria nos ceder apenas o campo, mas as equipes não teriam acesso aos banheiros, bebedouros e vestuário. Então sugeri a cedência de toda o espaço físico, visto que o Sesi já planejava encerrar as atividades em Teutônia. A ideia foi aceita pelo prefeito, vice-prefeita e pela direção do Sesi, para que pudéssemos fazer uso da área em parceria com a Secretaria de Educação, e atender a demanda de crianças que necessitam de vaga nas escolas de educação infantil, assim como, para que a comunidade, as famílias, pudessem usufruir deste espaço incrível que temos hoje ali no Sesi. Fico honrado de poder fazer parte deste projeto, juntamente com o prefeito, a vice e a educação”, enfatiza o secretário.

A Secretária de Educação, Fabiana Lampert, ressalta a importância deste grande projeto. “A estrutura do Sesi está praticamente pronta. Iremos agilizar ao máximo a projeção e reforma do prédio e cercamento da área que será destinada à escola, para que em breve nossas crianças possam usufruir deste espaço. São 317 crianças inscritas na central de vagas para educação infantil, e nós estamos todos empenhados e focados neste projeto de zerar a fila de espera. Tenho certeza que com muito trabalho alcançaremos este objetivo”, conclui.

O prefeito Celso Aloísio Forneck destaca a importância do trabalho conjunto e integrado entre as secretarias. “Uma equipe unida e comprometida faz toda a diferença nestas situações. São oportunidades que aparecem e precisamos ter a visão de futuro para aproveitá-las da melhor maneira possível, com foco no coletivo. Este projeto é muito importante e trará inúmeros benefícios à comunidade teutoniense. Serão cerca de 80 crianças que serão atendidas, além do complexo esportivo e espaço de lazer que poderão ser utilizados pela comunidade. Nosso foco, meu, da Aline, da administração municipal, é zerar a fila de espera por vagas na educação infantil, e este é um grande passo rumo a realização deste objetivo”, afirma o prefeito.