Rural - Agricultura Colinas

Silagem de trigo é alternativa para produtores de Colinas

Acostumados a produção de silagem de milho, os agricultores de Colinas têm encontrado na adoção da silagem de trigo, uma excelente alternativa para alimentação do rebanho leiteiro. A ideia para aplicação do sistema surgiu a partir de uma tarde de campo realizada pela Emater/RS-Ascar, pelo Sindicato dos Trabalhares Rurais (STR) e pela cooperativa Languiru, ainda no final do ano passado, quando agricultores conheceram as variedades de trigo silageiro, que têm se mostrado produtivas e competitivas.

 

Desde então os produtores tem adquirido sementes de trigo para silagem o que deverá aumentar a área plantada em cerca de 35 hectares, em Colinas. A extensionista da Emater/RS-Ascar, Lídia Dhein, salienta o fato de que a silagem de trigo apresenta ótimos resultados na oferta nutricional em revezamento para os animais – que de manhã se abastecem de silagem de trigo e à tarde de milho.

 

Vale ressaltar ainda que a produção de silagem de trigo para o rebanho leiteiro não apenas reduz o déficit de alimento para os animais, bem como é alternativa de alimento conservado para os períodos de escassez. “Além do fato de permanecer como cobertura verde durante o inverno, o que auxilia no controle de plantas daninhas, pragas e doenças, além de reduzir os riscos de erosão”, salienta Lídia. As ações da Emater/RS-Ascar ocorrem por meio de parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *