Segurança Reunião Vale do Taquari Destaques

Sistemas de monitoramento das enchentes é tema da reunião dos municípios da microrregião do Vale do Taquari 

A condição dos sistemas de monitoramento das enchentes na região e melhorias a serem realizadas nos serviços de previsão de cheia foram as pautas da reunião desta quinta-feira, 29/07, com os representantes dos municípios da microrregião do Vale do Taquari e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) – Serviço Geológico do Brasil.

A reunião ocorreu no auditório do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) de Lajeado e teve o objetivo de fortalecer as ações de identificação de eventos adversos, como temporais e cheias. A apresentação dos sistemas de alerta, das melhorias previstas e dos resultados da colaboração entre municípios e o CPRM foram explicadas pelo Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Franco Turco Buffon.

Segundo Franco, o CPRM trabalha com sistemas de alerta hidrológico capazes de prever ou auxiliar na distribuição de informações em períodos de cheia, colaborando para as ações das Defesas Civis, porém ainda há muitas dificuldades nos processos de análise e processamento dos dados. Um dos principais desafios quanto às melhorias nos serviços de prevenção das cheias se refere à identificação de cotas de referência em todos os municípios da microrregião. Isso quer dizer que serão estabelecidos níveis em cada município que indiquem sinais de alerta, atenção ou inundação. A previsão é de que até dezembro deste ano o CPRM já tenha visitado os municípios a fim de estabelecer essas cotas de referência.

Na reunião, os representantes das Defesas Civis puderam tirar dúvidas acerca do funcionamento das réguas e das maneiras de melhorar as cotas e previsões em cada localidade, o que resultará numa ação mais efetiva em momentos adversos.

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *