Turismo RS Os Vales em Notícia Lajeado

Turismo rural da região terá destaque na Expovale 2021

O turismo rural está em alta e tem sido a alternativa de lazer de um número cada vez maior de pessoas. Com mais adeptos e opções de destino surgindo no Vale do Taquari, a 22ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços – Expovale – também se engaja e abre espaço para o setor, como forma de contribuir com as pessoas e empresas envolvidas. As ações vão desde a divulgação de roteiros para atração de mais turistas a atividades técnicas de qualificação e capacitação para quem atua na área. O trabalho é uma realização da Emater em conjunto com Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (SEDETAG) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Lajeado, com apoio de SEBRAE e SENAR.

A Expovale disponibilizará um espaço para promoção dos roteiros e empreendimentos de turismo rural da região, no qual seus representantes poderão interagir com os visitantes da feira e apresentar seus atrativos que exploram muito as belezas naturais, tranquilidade, saúde e sustentabilidade. A presidente do COMTUR Lajeado, Cláudia Brazil Marques, também já adianta que o grupo está em contato com palestrantes para a realização de painel e de oficinas. As atividades serão voltadas para aqueles que estão à frente de roteiros e estabelecimentos que os integram, tratando de assuntos como políticas públicas para o turismo e interface com as demandas do setor, gestão financeira, hospitalidade e marketing digital.  “Nossa intenção é promover, qualificar e estabelecer relações entre setores público e privado para incentivar o turismo rural do Vale do Taquari”. Para Claudia, o turismo rural proporciona experiências. “Algumas pessoas curtem para conhecer e outras para ter a recordação da infância. São as experiências vivenciadas nestes lugares que fazem as pessoas gostarem e se encantarem”.

Titular da Sedetag, André Bücker reforça a importância do fomento ao setor não só pelo potencial. “Também para ajudar na captação de clientes, condição vital para a manutenção e crescimento deste setor promissor da economia de boa parte dos municípios do Vale”. O secretário observa o advento associado à pandemia. “O turismo rural vem crescendo a olhos vistos, sendo que em um ano caracterizado pelas restrições da Covid-19, este tipo de roteiro mostrou-se bastante viável, com um novo fluxo de turistas, que muitas vezes deixava a sua região ou até mesmo o estado para viajar”.

A Expovale 2021 vai ocorrer junto com a 10ª Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari (Construmóbil) no período de período de 23 a 26 de setembro e 29 de setembro a 03 de outubro. Os eventos são uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado, com patrocínio de Sicredi Integração RS/MG, Girando Sol, Florestal Alimentos, Bebidas Fruki e Lojas Benoit.

 

Assessoria de Imprensa ACIL