Coronavírus Vacinação Saúde Estrela

Vacinação adulto segue; infantil é adiada

Imunização de adultos segue com suas etapas semanais, mas que variam dias e horários a fim de prestigiar a todos os cidadãos

A programação semanal da imunização contra a Covid foi retomada na terça-feira (18), e prossegue até sexta-feira (21). Equipe capacitada que trabalharia na vacinação infantil positivou para o vírus Covid e precisará passar por isolamento

A programação semanal da vacinação contra a Covid em Estrela iniciou na terça-feira (18), com ações especiais fechadas em empresas, prosseguiu na manhã desta quarta-feira (19), em etapa já aberta ao público, e seguirá com mais duas etapas, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), ainda de forma exclusiva para maiores de 12 anos. O início da imunização das crianças de 5 a 11 anos, prevista para iniciar sábado (22) no município, precisou ser adiada. A equipe local que foi capacitada e realizou treinamentos específicos para a aplicação das vacinas, que seguem um regramento especial, positivou para o vírus da Covid e precisa passar pelo período de isolamento.

Na terça-feira (19), equipes de vacinação realizaram a aplicação da dose de reforço (D3) em algumas empresas do município, seguindo uma estratégia que já foi adotada nas doses anteriores. A opção visou justamente imunizar um maior número de pessoas em um mesmo local, evitando o translado e a saída em horários de trabalho, e ocorreu em empresas cuja tática já foi adotada nas etapas anteriores, o que ampliou o público-alvo.

Nesta quarta-feira (19), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental, foi realizada a aplicação da segunda dose da Pfizer para quem fez a primeira até 03/12. Na quinta, também na UBS Central, mas à tarde (13h30min às 16h), será realizada a única etapa desta semana em que estarão disponíveis à população as três doses. Na sexta-feira (21) pela manhã (das 8h às 11h), na UBS Central, a etapa será exclusiva para a dose de reforço do imunizante da Janssen.

Crianças

O grupo de vacinadoras do município que realizaram a capacitação específica proporcionada pela Governo do Estado e estão certificadas para vacinar as crianças de 5 a 11 anos (a aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos; eventos adversos após a vacinação precisam ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde) testaram positivo para o Covid. A expectativa do Departamento de Vacinação é que a vacinação infantil possa ser iniciada já na próxima semana, de forma regular. O cronograma será divulgado nos próximos dias, pois poderá ser ampliado caso chegue novo lote de vacinas.

O secretário de Saúde, Celso Kaplan, comenta. “Lamentamos. Estava tudo sendo bem preparado para iniciarmos a imunização das nossas crianças, mas justamente os profissionais que foram capacitados para esta operação, que requer mais cuidados e atenções, pois tratam-se de crianças, foram acometidos pela doença”, diz. “Vamos aguardar mais um pouco e, dentro de nossa expectativa, iniciar a vacinação já na próxima semana. O que não podemos é, neste momento, arriscar realizarmos um trabalho que não seja o adequado e ainda colocarmos em risco as demais etapas de vacinação, que em Estrela tem ocorrido de maneira muito positiva, basta ver nossa porcentagem de imunizados.”

Doses

A primeira dose está disponível a todos os maiores de 12 anos. Os menores de 18 anos devem comparecer com um responsável. Estes devem ainda levar comprovante de residência e documento oficial com CPF.

A segunda dose será aplicada a todos os que estão em atraso com os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer. Também no caso da Pfizer, está agendada a segunda dose para aqueles que iniciaram a vacinação até dia o 20/12.

Já a dose de reforço – AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer – segue com a ampliação diária do público-alvo, já dentro do intervalo reduzido de quatro meses. Assim, poderá solicitá-la todos aqueles que aplicaram a D2 até 18/09. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

Números

Estrela registra até o momento 26.999 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose, de um total estimado de 27.700 a serem imunizados, o que equivale a 97.4% do público alvo. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 25891 (93,4%), número que não contabilizam as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 8.419 estrelenses (30%).

 

Texto: Rodrigo Angeli

fotos: Anderson Eidelwein/Governo de Estrela

Departamento de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Estrela

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *