Geral

Vacinação contra a Covid praticamente sem pausas em Estrela

Município aplicou a segunda dose da AstraZeneca nesta sexta-feira (14) e realizará nova etapa no sábado (15), mas então da CoronaVac

A vacinação contra a Covid-19 teve sequência em Estrela nesta sexta-feira (14). A etapa foi dedicada à aplicação da segunda dose (D2) em um dos primeiros grupos a serem vacinados com a fórmula da AstraZeneca, ainda em 19 de fevereiro. Foram apenas 23 pessoas com 83 anos ou mais que necessitavam e compareceram. Neste sábado (15) a campanha prossegue, também com a aplicação da D2, mas então da CoronaVac, para pessoas que tinham agendado a receber o reforço da vacina no dia 28 de abril. Nos seis dias da atual semana até então, apenas a quarta-feira (12) não teve sessão de vacinação em Estrela. O município conta com 8.404 estrelenses que já receberam a D1 e 3.929 a D2, seguindo com um dos melhores percentuais do Estado.

A etapa deste sábado ocorrerá no Parque Princesa do Vale, no modelo drive thru, a partir das 8h, e durará enquanto houver doses. Quem for a pé ao local deve chegar a partir das 9h e manter o distanciamento na fila. A todos é exigido que utilizem máscaras e levem documento oficial com foto e a carteira de vacinação entregue na ocasião da aplicação da primeira dose (D1).

Na terça-feira (18) está agendada nova etapa, das 8h às 12h, no modelo drive thru, no Parque Princesa do Vale. Será a D1 da AstraZeneca para pessoas com comorbidades, mas agora aquelas acima dos 35 anos; portadores da Síndrome de Down (com mais de 18 anos) e pessoas com deficiência permanente – também acima dos 35 anos. Entre as exigências está a de apresentar receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade (com CID, especificada a patologia); comprovante de residência; documento de identidade com CPF. As pessoas com deficiência permanente está condicionada à apresentação de comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pessoas com mais de 60 anos de idade, independente de terem ou não comorbidades, também podem comparecer sempre.

A iniciativa de arrecadação de alimentos também continua no local com os voluntários do Lions de Estrela. Quem tiver a doação, que avise na hora do cadastro dos dados, pois os voluntários do Lions estão envolvidos com a operação. A equipe de saúde solicita que não se peça aos enfermeiros para que eles tirem fotos.