Vacinação Destaques Estrela

Vacinação Covid supera expectativas em Estrela

Público atendeu ao chamado e mais de 1,3 mil pessoas foram vacinadas no sábado, na maior etapa até então no município, que supera os 75% da população alvo. Agenda da semana poderá ter novidades

A campanha de imunização da população estrelense contra a Covid-19 segue em ritmo acelerado. No sábado (24) o Governo de Estrela realizou mais uma etapa para aplicação da primeira dose, outra para o público em geral, já abrangendo pessoas com 28 anos ou mais. Foram mais de 1,3 mil vacinados, na maior etapa já realizada até então no município. A semana que se segue terá mais etapas e poderá contar com novidades, como a imunização de pessoas com comorbidades menores de idade. Estrela, que não registra óbitos há 48 dias, já vacinou 19.502 cidadãos com a D1, o que a faz superar a marca de 75% do público-alvo, considerando a estimativa de 26 mil acima dos 18 anos a serem imunizados segundo os cálculos iniciais. Agora são ao todo também 8.865 pessoas com a dose complementar (D2), ou cerca de 35% da população.

Primeira dose

A movimentação em torno do Parque Princesa do Vale, no sábado (24), mais uma vez iniciou bem antes da abertura dos portões, que ocorre sempre às 8h. Filas de carros e pessoas a pé se formaram cedo. Nelas, pessoas de todas as idades. Apesar da maioria ser de cidadãos na faixa etária alvo – 28 anos –, não era incomum encontrar pessoas de mais idade e até mesmo idosos, que já tiveram dezenas de outras oportunidades de buscar a vacina. O casal Jandir José Diel (43) e Elisângela Winderberg (31) chegaram antes das 6h da manhã ao local. Foram de carro, mas depois resolveram encarar a fila a pé, se revezando na tarefa de segurar o filho Caleb no colo. “Faz parte da busca pela saúde. Não conseguimos vir nas outras datas, mas hoje estamos aí. Estamos gratos pela oportunidade”, destacou Jandir, ao som show da banda Rosa’s, que estava no local animando a todos.

Cinco equipes e mais de 20 profissionais estiveram envolvidos. Por isso as filas andaram também mais rápido, apesar de não terem cessado nunca. Ao todo, foram 1,3 mil vacinados, na maior etapa já realizada até então. A Secretaria da Saúde aguarda o envio de doses ainda esta semana para definir se realiza ou não nova etapa para o público em geral no sábado (31), e definir qual a faixa etária.

Comorbidades

A Secretaria Municipal da Saúde deve realizar ainda esta semana etapa para aplicação da D1 para pessoas com comorbidades abaixo dos 18 anos. A data será definida nas próximas horas, mas deve ocorrer na quinta (29) ou sexta-feira (30). Entre as exigências aos jovens candidatos a receber a dose, possuir receita médica atualizada (últimos seis meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade, além do que é exigido a todos, como documento de identidade e comprovante de residência do responsável.

Segunda dose e Antecipação

Nesta terça-feira (27) será realizada etapa de aplicação da dose complementar (D2) do imunizante da CoronaVac, para quem tem esta data agendada na sua carteira de vacinação, cedida na ocasião da D1 (28/06). A mesma ocorrerá no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h. Necessário portar a carteira e utilizar máscara.

Na quarta-feira (28) ocorrerá nova etapa de Antecipação, para aqueles que realizaram a D1 da AstraZeneca e na sua carteira de vacinação consta a data para a D2 nos dias 10 e 11 de agosto. Aqueles de datas anteriores, e que agora já são considerados em “atraso”, também devem procurar o Parque Princesa do Vale para completar a imunização. Em duas sessões de Antecipação realizadas até então foram imunizados quase mil estrelenses.

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *