Coronavírus Vacinação Saúde Estrela

Vacinação simbólica abrirá imunização infantil

Garoto, hoje com 8 anos, será a primeira criança a ser vacinada em Estrela

Etapa aberta ao público, com as três doses disponíveis, foi realizada nesta quarta-feira (26). Outra exclusiva de reforço da Janssen ocorre nesta quinta (27). Ato simbólico nesta sexta-feira (28) abrirá a vacinação infantil, que inicia neste sábado (29) pela manhã

Tendo no momento de forma exclusiva como sede a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental, a vacinação em Estrela teve mais uma etapa realizada nesta quarta-feira (26). Assim como na última segunda-feira (24), todas as pessoas acima dos 12 anos puderam buscar o local para receber uma das três doses do ciclo vacinal. Nesta quinta (27) ocorre etapa exclusiva da Janssen e na sexta (28), uma vacinação simbólica dará início à imunização infantil, agendada para iniciar sábado (29).

Com a ação pontual realizada nas fábricas na terça, e a etapa desta quarta, mais 266 doses foram aplicadas. Chamou a atenção da equipe o grande número de pessoas que somente agora iniciaram o ciclo vacinal: 11. Estrela registra até o momento 27.022 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose, de um total estimado de 27.700 a serem imunizados, o que equivale a 97.5% do público-alvo. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 25.989 (93,8%), número que não contabilizam as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 9.037 estrelenses (32,6%).

Ao contrário do divulgado anteriormente, a etapa exclusiva da dose de reforço do imunizante da Janssen ocorre nesta quinta-feira (27), das 8h às 11h. Segundo informações da equipe de vacinação da Secretaria de Saúde, ainda é grande o número de pessoas deste grupo que ainda não voltou para receber a dose de reforço, no caso desse imunizante, a segunda.

Vacinação simbólica

A sexta-feira (27) será dedicada na UBS à imunização de outras enfermidades, mas um ato simbólico, também no posto, marcará o início da vacinação infantil, agendada para sábado (29). O garoto-propaganda será Raizo Weber Stach, de 8 anos, mas que em 2013 ficou famoso em o todo o País quando aos seis meses se tornou o menor paciente do Estado a passar por um transplante de fígado. Raizo, natural de Lajeado mas filho de um casal de Estrela, onde mora hoje, nasceu com atresia biliar, uma doença que provoca a perda da função hepática e pode evoluir para cirrose. Somente o transplante de fígado poderia salvar a vida da criança, e foi o que ocorreu. Aos seis meses, e com apenas 5 quilos – doença impediu seu desenvolvimento corporal – ele se tornou o menor paciente do Rio Grande do Sul – e o primeiro da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – a passar por um transplante do órgão, a partir de fragmento do fígado doado pelo tio do menino, nas chamadas doações intervivos. Raizo, que hoje aos 8 anos e sete meses segue o seu tratamento e acompanhamento em Porto Alegre, sempre com apoio da Secretaria Municipal da Saúde, foi escolhido para marcar o ato. O mesmo está agendado para às 13h, na UBS Central

Infantil

A vacinação infantil terá seu início no sábado (29), na UBS Central, das 8h às 12h, já atendendo a todas as crianças entre 05 e 11 anos que possuam alguma comorbidade. Entre estas aquelas que possuem obesidade grave; pneumopatias crônicas graves (asma, displasia doenças pulmonares e outras); imunodeprimidos e com hemoglobinopatia (ver quadro). A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. O cronograma poderá ser ampliado nos próximos dias caso chegue novo lote de vacinas. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Estrela

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *